ativamix

Notícias/Eduçacão

113 Municípios Catarinenses ainda não aderiram ao Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal

Ativa Mix

113 Municípios Catarinenses ainda não aderiram ao Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal
Gisele Krama
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Até agora, 113 prefeituras e o Governo do Estado não fizeram a adesão ao 2º ciclo do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal. A rede de ensino que realizar a adesão vai receber recursos financeiros para garantir as matrículas aos estudantes. Para isso, o Governo Federal vai garantir 3,2 milhões de matrículas até 2026.

O Ministério da Educação vai fazer um “plantão tira-dúvidas”, no próximo dia 20 de setembro para atender exclusivamente as redes de ensino de Santa Catarina. A adesão ao Programa Escola de Tempo Integral pode ser realizada até dia 31 de outubro. Aqui também tem as orientações para fazer a adesão: https://www.youtube.com/live/UcnMShAexOQ?si=sTSwJmF6hALnIavn  

O Escola em Tempo Integral é um programa do Governo Federal lançado em 2023 para incentivar a abertura de vagas nessa modalidade de ensino. A adesão é voluntária para estados e municípios. A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está acompanhando esse processo. 

Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, a Deputada Luciane Carminatti (PT) destaca a importância do ensino integral para garantir educação pública de qualidade para os estudantes e também autonomia para que os pais possam trabalhar com seus filhos na escola. “Precisamos fomentar essa modalidade de ensino e a parceria com estados e municípios é fundamental. Mas, infelizmente, os dados do censo escolar de 2022 mostram que Santa Catarina está abaixo da média nacional”, lamenta.

 “Enquanto o Brasil tinha proporcionalmente 14% de estudantes no ensino fundamental e 20% no ensino médio, nosso Estado tinha somente 5,8% e 12,2% respectivamente. Temos que avançar muito e os recursos estão disponíveis pelo Governo Federal. Falta agora a participação dos demais entes”, explica a deputada Luciane. 
 
Confira aqui a lista de municípios que ainda não fizeram a adesão nas imagens a seguir na publicação.

FONTE/CRÉDITOS: Ativa Mix/ Gisele Krama
Comentários:

Veja também