Por volta das 03h58min do dia 02/02/2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Quilombo, foi acionado pelo COBOM para deslocar-se até a SC-157, s/n, Trevo de Formosa do Sul, no município de Formosa do Sul/SC, para atender a um acidente de trânsito envolvendo dois carros. A princípio, havia uma vítima encarcerada e outra deambulando pela cena.
Ao chegar ao local, o Trem de Socorro confirmou a natureza da ocorrência: tratava-se de uma colisão frontal entre dois veículos, um Palio azul, emplacado em Blumenau, conduzido por uma mulher de 25 anos e carona feminina de 26 anos. O outro veículo um Fiesta prata, emplacado em Chapecó, conduzido por um homem, esposa e dois filhos, um de 12 anos e um bebê de 25 dias, todos encaminhados ao hospital São Bernardo de Quilombo por populares, sendo que o bebê não resistiu e veio a óbito no hospital.
Foi realizado o procedimento de avaliação 360º e o gerenciamento dos riscos em ambos os veículos. As vítimas do veículo Fiesta não foram encontradas no local, enquanto as ocupantes do Palio permaneciam na cena.
A passageira do Palio, Sra. T.F.C., estava deambulando pelo local e prontamente recebeu atendimento no ASU-577. A vítima encontrava-se estável, consciente e orientada, com pressão arterial de 110/40 mmHg, frequência cardíaca de 105 bpm e saturação de oxigênio em 96%. Queixava-se de intensa dor no peito e apresentava suspeita de fratura no punho esquerdo. Foi realizada a imobilização completa do membro superior.
A condutora do Palio, Sra. M.S. estava consciente, porém desorientada, sem sinais de hemorragia ativa, e apresentava, 70 bpm, saturação de oxigênio em 93%. Foi ofertado oxigênio a 15 L/min. A vitima relatava intensa dor no membro inferior esquerdo (fêmur), com suspeita de fratura e encarceramento tipo fisico 2. Após a estabilização do veículo, iniciou-se o desencarceramento. A vítima foi devidamente protegida, e para sua retirada foi necessário realizar a manobra da grande porta, remover as duas portas do lado esquerdo e a coluna B. permitindo extração em ângulo 0.
Após a retirada, a vítima foi protocolada em maca rigida, envolvida em manta aluminizada e transportada em estado de urgência para o hospital de Quilombo. Ao chegar ao local, a guarnição do ASU-577 constatou que as vítimas do veículo Fiesta já estavam recebendo atendimento médico. Segundo relatos da equipe médica, elas haviam sido levadas por outro veículo presente na cena antes da chegada do Trem de Socorro.
Sobre a cinemática do acidente, tratou-se de uma colisão frontal próxima ao trevo de Formosa do Sul. Os veiculos foram projetados sobre a via e, conforme relato da própria passageira do Palio, elas estavam retornando de um evento, haviam ingerido álcool e, durante o deslocamento, a condutora perdeu o controle da direção, colidindo com o veículo Fiesta. A cena foi deixada sob os cuidados da Polícia Rodoviária Estadual.
Comentários: