ativamix

Notícias/Mundo

Jubileu dos Missionários da Misericórdia, mais de 500 padres do mundo inteiro

Ativa Mix

Jubileu dos Missionários da Misericórdia, mais de 500 padres do mundo inteiro
Vatican News
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

De 28 a 30 de março, vai se realizar o sexto grande evento do Jubileu, com a participação de sacerdotes missionários da misericórdia, vindos do mundo inteiro e acompanhados por familiares e colaboradores. Está prevista uma mensagem escrita de Francisco que, ainda em convalescença, não poderá estar presente.

Itália, Brasil, Estados Unidos, Polônia, Espanha, França, México, Alemanha, Eslováquia, Filipinas, Bangladesh, Ucrânia, Colômbia, Índia: esses são os países de onde provêm cerca de 500 Missionários da Misericórdia que, de sexta-feira, 28 de março, até domingo, viverão o seu Jubileu, o sexto dos grandes eventos do calendário do Ano Santo dedicado à esperança. Francisco, que retornou à Casa Santa Marta depois de ficar internado por mais de um mês no Hospital Gemelli, não poderá estar presente, mas enviará uma sua mensagem escrita.

O número de Missionários da Misericórdia, cujo ministério particular foi instituído pelo Papa por ocasião do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com a Bula de Proclamação em 2015, está em constantemente aumento e, até o momento, há 1258 sacerdotes instituídos no mundo inteiro. Os Missionários, “sinal da solicitude materna da Igreja pelo Povo de Deus” (Misericordiae Vultus, n. 18), receberam a faculdade especial de perdoar até mesmo os pecados reservados à Sé Apostólica.

O programa

O Jubileu dos Missionários da Misericórdia tem início às 10 horas locais da manhã de sexta-feira, 28 de março, com uma oração na Sala Paulo VI de abertura do quarto Encontro Mundial dos Missionários. A conferência internacional, organizada pelo Dicastério para a Evangelização e realizada a cada dois anos, terá como tema central “O perdão como fonte de esperança” e será dividida em duas sessões de formação. A primeira sessão, de caráter teológico, será introduzida às 10h30 por dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, enquanto na segunda sessão, a partir das 12h, serão oferecidas aos participantes algumas orientações para o seu cuidado pastoral.

O encontro continuará às 16 horas com a celebração da 12ª “24 horas para o Senhor” na Basílica de Sant'Andrea della Valle, reservada aos Missionários. A iniciativa quaresmal de oração e reconciliação, realizada por desejo de Francisco em 2013, também será celebrada em todas as dioceses do mundo na véspera do IV Domingo da Quaresma, entre sexta-feira 28 e sábado 29 de março. Para esta edição, no ano jubilar, o Pontífice escolheu um lema particularmente significativo: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). O objetivo do evento é colocar o sacramento da reconciliação novamente no centro da vida pastoral da Igreja. No site do Dicastério para a Evangelização é possível, para as paróquias e comunidades cristãs, baixar gratuitamente o subsídio para a celebração comunitária da liturgia.

Um Terço, a Missa e o Concerto

FONTE/CRÉDITOS: Ativa Mix/ Vatican News
Comentários:

Veja também