De 28 a 30 de março, vai se realizar o sexto grande evento do Jubileu, com a participação de sacerdotes missionários da misericórdia, vindos do mundo inteiro e acompanhados por familiares e colaboradores. Está prevista uma mensagem escrita de Francisco que, ainda em convalescença, não poderá estar presente.
Itália, Brasil, Estados Unidos, Polônia, Espanha, França, México, Alemanha, Eslováquia, Filipinas, Bangladesh, Ucrânia, Colômbia, Índia: esses são os países de onde provêm cerca de 500 Missionários da Misericórdia que, de sexta-feira, 28 de março, até domingo, viverão o seu Jubileu, o sexto dos grandes eventos do calendário do Ano Santo dedicado à esperança. Francisco, que retornou à Casa Santa Marta depois de ficar internado por mais de um mês no Hospital Gemelli, não poderá estar presente, mas enviará uma sua mensagem escrita.
O número de Missionários da Misericórdia, cujo ministério particular foi instituído pelo Papa por ocasião do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com a Bula de Proclamação em 2015, está em constantemente aumento e, até o momento, há 1258 sacerdotes instituídos no mundo inteiro. Os Missionários, “sinal da solicitude materna da Igreja pelo Povo de Deus” (Misericordiae Vultus, n. 18), receberam a faculdade especial de perdoar até mesmo os pecados reservados à Sé Apostólica.
O programa
O Jubileu dos Missionários da Misericórdia tem início às 10 horas locais da manhã de sexta-feira, 28 de março, com uma oração na Sala Paulo VI de abertura do quarto Encontro Mundial dos Missionários. A conferência internacional, organizada pelo Dicastério para a Evangelização e realizada a cada dois anos, terá como tema central “O perdão como fonte de esperança” e será dividida em duas sessões de formação. A primeira sessão, de caráter teológico, será introduzida às 10h30 por dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, enquanto na segunda sessão, a partir das 12h, serão oferecidas aos participantes algumas orientações para o seu cuidado pastoral.
O encontro continuará às 16 horas com a celebração da 12ª “24 horas para o Senhor” na Basílica de Sant'Andrea della Valle, reservada aos Missionários. A iniciativa quaresmal de oração e reconciliação, realizada por desejo de Francisco em 2013, também será celebrada em todas as dioceses do mundo na véspera do IV Domingo da Quaresma, entre sexta-feira 28 e sábado 29 de março. Para esta edição, no ano jubilar, o Pontífice escolheu um lema particularmente significativo: “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). O objetivo do evento é colocar o sacramento da reconciliação novamente no centro da vida pastoral da Igreja. No site do Dicastério para a Evangelização é possível, para as paróquias e comunidades cristãs, baixar gratuitamente o subsídio para a celebração comunitária da liturgia.
Comentários: