Por volta de 19h08min, a guarnição do ASU-532 em São Lourenço do Oeste foi acionada para atendimento de vítima com ferimentos por disparo de arma de fogo, na avenida Brasil, bairro Progresso (estacionamento de estabelecimento comercial) em São Lourenço do Oeste - SC.
No local, foi confirmada a natureza da ocorrência. Tratava-se de um masculino, J. P. com 43 anos, inconsciente, encontrado em decúbito dorsal, amparado por guarnições da Polícia Militar, os quais estavam presentes no local garantindo a segurança da cena. De pronto, a vítima foi abordada, identificando-se grandes hemorragias externas. Aferiram-se sinais vitais, verificando-se ausência de movimentos respiratórios e baixa saturação de oxigênio.
Observada a circulação, não encontrou-se pulso radial palpável e aparentava-se ausência de batimentos cardíacos. Classificou-se o paciente como instável, caracterizando-se parada cardiopulmonar. Em avaliação externa, observaram-se múltiplas lesões (ferimentos perfurantes ocasionados por disparo de arma de fogo) nas seguintes regiões: tórax, membros superiores e pescoço. Havia hemorragia grave nos membros citados, indutores do choque hipovolêmico.
A guarnição, após avaliação primária, realizou os possíveis curativos para contenção dos sangramentos e iniciou as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar, colocando a vítima em maca rígida e efetuando a condução do masculino, em estado crítico, à Unidade de Pronto Atendimento no município.
Não logrou-se êxito no atendimento pré-hospitalar, sendo declarado óbito no ambiente ambulatorial. Não foi possível confirmar a quantidade de disparos pela observação, sendo necessário posterior corpo de delito. O outro envolvido não se encontrava na cena quando do atendimento, restando às polícias militar e civil os procedimentos ostensivos e investigatórios cabíveis.
Comentários: