Chuvas persistentes e volumosas marcam os próximos dias em Santa Catarina
METEOROLOGIA
A semana iniciou com pouca chuva e o sol apareceu em algumas regiões catarinenses. Mas a partir desta quarta-feira, 09, o tempo fica chuvoso em todas as regiões catarinenses, principalmente do centro ao leste do estado.
A SDC e a EPAGRI/CIRAM chamam a atenção para a condição de chuva persistente e volumosa, que entre a quarta (09) e a sexta-feira (11), acumulam valores entre 100 e 150 mm no Grande Oeste e Planalto Norte, entre 150 e 200 mm, com pontuais acima em áreas de encosta, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Litoral Sul e Planalto Sul catarinense. Com isso, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, com consequências hidrológicas e geológicas.
A chuva ganha força a partir da manhã da quarta-feira (09) em áreas próximas à serra no Litoral Sul, se estendendo até a madrugada da quinta-feira (10), para áreas do litoral, Vale do Itajaí e parte do Grande Oeste catarinense.
Na quarta e quinta-feira (09 e 10) há risco de temporaiscom raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Grande Oeste. Na sexta-feira (11), temporais isolados no estado e chuva mais persistente e volumosa até a tarde, devido a passagem de uma frente fria.
A circulação marítima e um sistema de baixa pressão são os sistemas meteorológicos responsáveis por causar a chuva no estado. Essa combinação faz com que a chuva ocorra de forma persistente, e até intensa em alguns momentos, sobre as regiões em que atuam. Vale ressaltar que, normalmente, a circulação marítima ganha força nos períodos entre as noites madrugadas e, por isso, nestes períodos a chuva também intensifica.
GEOLOGIA
Para as condições geológicas o risco é Alto para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos nas regiões do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte e risco Muito Alto para as regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul principalmente nas regiões serranas e de encostas.
Os deslizamentos podem ocorrer principalmente em áreas de encosta sem vegetação, áreas que apresentam feições de movimentação antigas, recorte na região da encosta e em áreas com taludes próximos a rodovias.
HIDROLOGIA
Os grandes volumes de chuva esperados trazem risco Alto para ocorrência de inundações graduais nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, com destaque a região do Alto Vale, onde os rios devem atingir níveis de emergência. Destaca-se ainda o risco Muito Alto para ocorrência de eventos de enxurradas na região, devido às características dos rios, que apresentam resposta hidrológica rápida, fazendo com que os cursos d’água aumentem de nível rapidamente, em curto espaço de tempo. Ainda, destaca-se atenção para ocorrências de enxurradas na região das bacias hidrográficas na região do Meio-Oeste.
Nas bacias hidrográficas dos rios Tijucas, Biguaçu e Cubatão, na região da Grande Florianópolis, são esperadas elevações nos níveis dos rios devido aos volumes previstos. Nas regiões mais altas dessas bacias, o risco é Muito Alto principalmente para ocorrências de enxurradas, onde os rios apresentam elevação brusca. Assim como as regiões de cabeceira das bacias hidrográficas do Litoral Sul, onde o risco também é Muito Alto para ocorrência de enxurradas, devido a concentração de chuvas próximo das regiões serranas.
A Tabela a seguir apresenta os níveis esperados conforme os resultados dos modelos hidrológicos nesta terça-feira (08).
Recomendações para a população:
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.
Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.
Comentários: