A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), realiza nesta quinta-feira (28) uma operação de grande envergadura para cumprir 218 ordens judiciais em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. As medidas incluem mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros, sequestro de bens e quebra de sigilos bancário e fiscal.
As investigações tiveram início em 2023, após a prisão de seis pistoleiros oriundos do Mato Grosso do Sul, realizada em Santa Catarina pelas equipes da DRACO/DEIC e do CORE. Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, uma quantidade significativa de skunk e outros materiais.
**Esquema criminoso e movimentações milionárias**
As apurações revelaram que um dos principais traficantes da região atuava como fornecedor de grandes quantidades de drogas e armamentos para uma organização criminosa que opera em Santa Catarina. Além disso, foi detectada uma expressiva movimentação financeira vinculada ao grupo, que possui conexões em cinco estados.
Um dos investigados, apontado como uma liderança de destaque na facção criminosa catarinense, movimentou cerca de R$ 9 milhões em sua conta bancária no período de um ano, mesmo enquanto estava preso. Essa atividade chamou a atenção da equipe de investigação pela sofisticação do esquema.
**Medidas judiciais e apreensões**
Com base nas evidências apresentadas, a Justiça determinou o bloqueio de contas e ativos financeiros dos 60 investigados, totalizando até R$ 1,16 bilhão. Também foram sequestrados nove veículos de luxo e três jet skis, conforme decisão da Vara de Garantias da Região Metropolitana da Comarca da Capital, respaldada pela 39ª Promotoria de Justiça de Santa Catarina.
**Operação integrada**
A operação conta com a participação de policiais civis de diversas unidades especializadas de Santa Catarina, incluindo DEIC, DPGF, DPOL, DPOI, CORE e NOC, além do apoio das polícias civis do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
FONTE/CRÉDITOS: Ativa Mix/ PCSC
Comentários: